Você PRECISA ALONGAR se quiser SER mais SAUDÁVEL

Quem nunca sentiu aquelas dores musculares ou nas articulações, ao levantar da cama, do sofá, ou ao abaixar para pegar algo no chão, heim?

Pois é... Se você balançou a cabeça concordando comigo significada que está ficando encurtado/encurtada e precisa alongar mais! 

Saiba abaixo o porquê você precisar alongar todos os dias, pela vida toda! 


Historicamente o ser humano é um bicho preguiçoso quando o assunto é se exercitar. Nossos antepassados faziam apenas o necessário para sobreviver, quando o assunto é atividade física.

Com o passar do tempo e da tecnologia, para que fazer exercícios não é mesmo? Temos tudo mastigado e disponível (e já falamos sobre isso neste post), mas a questão é que, quando a pessoa resolve interromper esse círculo vicioso e tornar seu corpo mais produtivo aí a coisa começa a melhorar...

E, supondo que a pessoa comece a se exercitar para focar em ser MAIS SAUDÁVEL, ela começa praticando:

1-Caminhada

2-Musculação

3-Futebol

4-Artes Marciais

E porque eu cito essas quatro modalidades nessa ordem? Bem, simplesmente dei uma "googada" e achei esta pesquisa. E, é claro, que eu concordo com essa pesquisa pois durante 13 anos como Educador Físico pude constatar essa procura, entrevistando meus alunos...

Então, o que eu tô querendo te dizer é que, se você toma a decisão de se exercitar para, em primeiro lugar, ser mais saudável, você tem acesso a uma das práticas mais naturais do ser humano (caminhar e/ou correr) e, em seguida, você entra para uma Academia de musculação.

"Malhar" é uma das atividades mais acessíveis para a maioria das pessoas pois é possível desenvolver toda sua musculatura de maneira orgânica e segura, com respaldo de profissionais de Educação Física certificados e especializados (analise bem a academia nestes fatores, antes de se matricular), é barato e os exercícios dessa modalidade de exercícios são relativamente mais simples de executar.

Até aqui, tudo bem! O problema é que as pessoas se esquecem que seu corpo não tem apenas os músculos esqueléticos e cardíaco... 



Nosso corpo é feito de articulações, tendões, ligamentos, entre outras estruturas, que precisam ser exercitadas também... 

Simplesmente pelo fato que de nossa postura corporal, nossa força muscular e nosso bem-estar em geral, dependem de nossa estrutura corporal esteja firme e flexível ao mesmo tempo.

Por isso não adianta apenas focar em ter um corpo bonito através de uma musculatura bem tonificada, ou uma capacidade cardiovascular tamanha a ponto de encarar uma maratona. O ponto em questão aqui é o desenvolvimento sistêmico de seu corpo e, consequentemente, de sua saúde.

E é por isso que você precisa manter seu corpo flexível e forte, ao mesmo tempo, durante toda sua vida!


Como exercitar essas "outras coisas" para manter uma prática consistente de sua saúde física?

Bem, você precisa treinar sua FLEXIBILIDADE! E, a melhor forma de fazer isso é através do ALONGAMENTO. E só para título de explicação de termos, precisamos deixar claro dois termos:

Flexibilidade: é a qualidade física que precisa ser desenvolvida através de métodos de treinamento.

Alongamento: é o método de treinamento (existem vários) utilizado para treinar sua flexibilidade.

Com essa explicação em mente, é preciso que você saiba de outra coisa: FLEXIBILIDADE SE PERDE com o passar do tempo!



Pois é, essa é uma das qualidades físicas que, naturalmente, perdemos sua capacidade com o passar da idade. Segundo o artigo do "efdeportes", idosos tendem a ter um declínio da capacidade de manter a mobilidade articular e a elasticidade muscular. 


Claro que não!

E o que fazer então para se manter flexível? Como treinar sua flexibilidade? Quais alongamentos fazer? 

Bem, separei abaixo uma sequência de 3 treinos para você alongar pela MANHÃ, TARDE, NOITE e ser feliz! 

Confira abaixo os vídeos e o mais importante: PRATIQUE sua flexibilidade. Sua saúde, quando tiver mais idade, irá agradecer!

Os vídeo estão em sequência na playlist a seguir: Dê o PLAY e pratique!



Nenhum comentário:

Postar um comentário