Muitas pessoas (quiçá a maioria) não quer se matar de treinar, muito menos fazer dieta. O que a grande maioria de nós quer é ter resultados físicos, e de preferência bem rápido. E esse é o principal erro que todos nós cometemos ao iniciar um programa de transformação física: ter pressa.
Por isso, recomendo fortemente que você leia este artigo até o final para conhecer 3 estratégias para ter mais paciência e aprender a curtir o processo de treinamento, para assim ter o tão sonhado resultado físico, sem ganhar mais cabelos brancos pelo estresse acumulado.
Quando o assunto é chegar ao tão desejado "corpo dos sonhos", muitos pensam apenas no "pódio", na conquista, ou seja, nos resultados. Principalmente quando nos espelhamos em "cases de sucesso" e vemos apenas as vitórias dessas pessoas.
Na boa, você acha que as pessoas que possuem "corpos esculturais" não fazem sacrifícios? Ou que elas apreciam tudo que fazem sem se questionar o porque o estão fazendo?
O que estou querendo te dizer é que não adianta acompanhar esses "gurus do fitness" e seguir tudo o que eles dizem/fazem e se esquecer do seu próprio caminho, das suas próprias dores e vitórias.
Você pode e deve ter pessoas para se inspirar sim, isso é absolutamente normal. Porém, uma coisa que você não pode ser é ingênuo(a) a ponto de só focar nas vitórias daquela pessoa, daqueles "gurus".
E para isso você precisa aprender a cultivar sua paciência e encarar o processo árduo até chegar ao resultado físico desejado.
Portanto, vou te entregar 3 estratégias para ter mais paciência e chegar no seu corpo dos sonhos:
Estratégia 1: Aprenda a usar o tempo ao seu favor
O melhor mestre sempre será o tempo. Não adianta você querer apressar as coisas, para tudo que você quiser fazer nesta vida haverá um tempo específico... "tempo para plantar e colher", como está escrito no livro sagrado...
E, dentro desse tempo específico está o processo: tudo aquilo que fazemos, todas as atividades, tarefas, problemas a resolver e etc. Então, pensando pelo lado mais produtivo, não faz sentido algum você se estressar com coisas que não pode controlar.
Frequentemente eu lembro as pessoas mais próximas a mim sobre a diferença entre PRESSA e VELOCIDADE.
Quando você não foca em resolver corretamente uma coisa de cada vez mas ao contrário disso, quer fazer mais ou menos bem várias coisas ao mesmo tempo (portanto faz as coisas com pressa), o resultado é uma catástrofe! Todas as coisas acabam sendo feitas pela metade ou até pior, acabam não sendo feitas.
Esta estratégia é o fundamento principal de todo processo de desenvolvimento físico que irá te trazer resultados físicos diferenciados.
Um bom planejamento, de tudo que você precisará fazer, para ganhar mais massa magra, ou se condicionar de maneira específica ou emagrecer, é o que te colocará a frente das pessoas que apenas começam algo e contam com a sorte para chegar ao seu objetivo final.
Pensando nisso, quero que você anote 5 passos para elaborar um planejamento básico e para qualquer tipo de objetivo físico:
Passo 1: Defina claramente onde você quer chegar!
Exemplo: Anote quantos quilos quer emagrecer e em quanto tempo; pesquise qual tipo de treinamento será mais indicado para você atingir a meta em quilos e tempo; quantas calorias precisará ingerir por dia, semana e mês para isso, quantas horas de sono precisará ter por dia, etc.
Ou seja, tenha em mãos todos os detalhes sobre tudo aquilo necessário para você atingir seu objetivo e, se possível, coloque tudo em uma planilha para você poder visualizar todos os dias seu progresso através do controle diário de sua produtividade no treino, na dieta e no seu descanso.
Passo 2: Tenha uma equipe multidisciplinar!
Se você pensou que as informações mais técnicas descritas acima seriam coletadas por você sozinho(a) através do YouTube ou do Google...bem... não, não recomendo que faça isso!
Ter junto a você um Educador Físico para cuidar do treinamento, um Nutricionista para cuidar de sua alimentação, e um Psicólogo para cuidar de sua saúde emocional/mental (o que influencia diretamente no seu sono), é crucial para que você desenvolva as suas metas rumo ao seu objetivo.
Passo 3: Controle sua produtividade no treinamento diariamente
Não vou dificultar as coisas nesta seção. Por isso basta apenas que você crie alguma tabela ou planilha e anote tudo que você está realizando, diariamente, semanalmente e mensalmente:
Os dias que treinou e que não treinou, peso levantado, quilômetros corridos, etc.; a quantidade de refeições realizadas, quantas gramas por refeição, quantidade de líquido ingerida por dia, etc.; as horas de descanso, quilos perdidos/ganhos, etc.
Ou seja, tudo! Absolutamente tudo que você fizer você irá anotar! E com esses dados em mãos você consegue metrificar o que você está executando, isto é, você consegue medir em números tudo aquilo que está fazendo e não fica no "achismo".
Você ganha eficiência e consegue observar onde precisa melhorar de maneira precisa.
Passo 4: Analise o que foi planejado X o que foi realizado
Esta seção é uma continuação do "Passo 3", ou seja, é como se fosse uma aba de sua planilha de treinamento, que poderá ficar na lateral da aba anterior (aquela onde você escreveu todo o planejamento).
Este passo 4, a aba do "realizado", deve ser operada uma vez por mês apenas, pois você irá comparar tudo aquilo que tinha planejado, com tudo aquilo que foi feito, ou seja, tudo aquilo que você foi anotando diariamente depois de ter planejado.
Não tem segredo, é só uma questão burocrática. Mas é um "mal necessário" ter dentro do seu planejamento para saber o que deu certo e o que deu errado.
Passo 5: Conseguiu alcançar seu objetivo?
E para finalizar, você irá conferir tudo do início ao fim do seu planejamento para saber o que conseguiu alcançar!
Simples assim.
Sobre planejamento é isso que está ai encima então. Mas a pergunta agora é: vai ser fácil? Bem, de cara te digo que não, não vai ser fácil. Mas o que você precisa ter em mente é se concentrar em fazer 1% por dia.
Se você se concentrar em 1% sendo feito de maneira correta e consistente, você já estará na vantagem em relação a outras pessoas.
Mas não é o caso de ficar se comparando com ninguém heim!
Sobre isso em específico, leia a próxima estratégia para você entender o todo...
Estratégia 3: Focalize no seu BASTIDOR e não no PALCO dos demais
Você já deve ter visto o clipe do Ed Sheeran onde ele canta a música "beutiful people"... Certo?
Basicamente, nesse clipe, o cantor mostra um casal que é imergido no mundo das pessoas "lindas e maravilhosas" que frequentam festas e lugares espetaculares. Mas no decorrer da história o casal percebe que isso não faz parte do universo deles e resolvem voltar para sua "vida simples".
Na "vida real" acontecem muitas desilusões dessas. Pessoas "comuns" que idolatram pessoas "não comuns" apenas porque esse segundo mostra as maravilhas de suas vidas, mas deixa de mostrar (ou esconde) os bastidores, aquilo tudo que acontece por trás das fotos e vídeos maravilhosos divulgados nas redes sociais.
Qual é a mensagem a passar sobre isso então?
A mensagem é que você precisa focar no seu próprio desenvolvimento, no seu processo, nas suas perdas e ganhos, e não nas conquistas dos demais. Pois, se os "beutiful people" estão onde estão é por que eles já estiveram onde você está hoje: começando algo, se desenvolvendo, trabalhando para se aperfeiçoar.
Para finalizar, desconfie sempre de quem apenas mostra suas vitórias e qualidades, pois todos possuem bastidores que dão fruto a palcos de sucesso. E é justamente nesse bastidor que as coisas acontecem. É "por trás das cortinas" que a mágica é preparada para o público assistir o show e não o contrário.
Portanto aprenda a valorizar o seu processo, o seu dia após dia. As suas lutas diárias valem a pena! Elas constroem um caminho que te trará os resultados que você almeja.
Siga enfrente e use bem seu tempo. Planeje seu objetivos e as metas a serem cumpridas para chegar lá. E o mais importante de tudo: foque na sua própria evolução sem pressa.
A paciência sempre foi e sempre será a chave para você construir qualquer coisa de maneira saudável e duradoura, portanto, seja paciente, aproveite o processo e colha os frutos dos seus esforços com o passar do tempo.
Bons treinos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário