... Burros!
Isso mesmo: ser persistente é para burros, ou teimosos, que acaba sendo a mesma coisa...
Olá para você que está aqui no blog pela primeira vez. E, principalmente para você que ficou impactado(a) com o título desta postagem. E sim, eu acredito que a persistência não é uma métrica que deva ser levada muito a sério.
Aí você deve estar se perguntando: porque?
Bem, a experiência me diz que a resiliência faz muito mais sentido para a pessoa que quer desenvolver seja lá o que for, com maior eficiência.
Antes de te dizer como eu sei disso, vamos contextualizar os dois termos de maneira prática. Vou pontuar situações e atividades que exemplificam cada termo.
Comecemos com a:
PERSISTÊNCIA:
Ser persistente me lembra sempre o sapo. O sapo é capaz de suportar temperaturas extremas (tanto baixas quanto altas). O sapo pode levar solavancos da vida e se manter ali, parado... persistente...
Trazendo essa figura de linguagem eu quero chamar a sua atenção para o fato de que "apenas aguentar a barra pesada" não te trás mérito nenhum, pelo menos no mundo em que vivemos.
Isso se deve ao fato de que, em nosso mundo, você precisa se adaptar rápida e eficientemente, caso queira realizar alguma coisa. E essa habilidade em se adaptar é característica primária de quem é resiliente.
Sendo assim, vamos para o termo 2:
RESILIÊNCIA:
Representar a resiliência no leão significa dizer que você precisa ser "casca grossa" para não ser derrubado do seu "reinado". Ora, o Leão está a todo momento tendo que provar sua força e sua imponência para manter sua soberania. Da mesma forma você precisa fazê-lo, no mundo em que vivemos... Pois, mesmo que você não tenha uma posição de destaque no trabalho, por exemplo, você precisará sempre estar atento as suas ações para que elas não te façam cair.
Seguindo essa linha de raciocínio, ser resiliente difere em quase tudo de quem é persistente. A pessoa que é resiliente é capaz de, mesmo após "apanhar da vida", se recompor, "juntar os cacos". Ou seja, aprender com as situações adversas e contrárias que possam surgir durante sua jornada no mundo, e criar uma versão melhorada de si mesmo.
Simples assim!
Para concluir (e te motivar a ser mais resiliente na vida) te deixo uma mensagem que fará com que você inicie hoje mesmo o seu processo de melhoramento pessoal e se tornar uma pessoa mais adaptável:
Por mais que a situação seja difícil
Por mais que você queira desistir
Por mais que sua mente diga que "não dá mais", "eu não consigo", "quero parar"
Continue a se adaptar
Viva as experiências negativas e aprenda
Use as experiências positivas e empreenda
Seja aquilo que você quer ver no mundo
Use suas capacidades para transformar o futuro
Nenhum comentário:
Postar um comentário