Você já deve ter lido em algum lugar que para criar um novo hábito são necessários 21, 30, 60 e até 90 dias, certo? Bem, no conteúdo de hoje vou te mostrar que na realidade bastam apenas 40 dias e 5 passos essenciais para criar uma base sólida rumo a bons hábitos diários.
Há cerca de um mês antes de escrever sobre este tema, eu decidi recomeçar hábitos que tinha deixado a preguiça e a procrastinação levarem embora.
E, há exatos 40 dias, eu consegui fazer meu corpo e minha mente trabalharem em conjunto para começar um novo ciclo de hábitos saudáveis que, desta vez, pretendo enraizar de vez na minha rotina diária.
Estes hábitos aos quais me refiro são: o exercício físico, a escrita, leitura, o trabalho digital, entre outros... E, tudo isso pela manhã, antes de minha família acordar! (levando em consideração que o "antes de minha família acordar!" seria entre 8:30h a 9h...)
Mas, porquê fazer isso? Bem, por 2 simples motivos:
1° eu descobri que minha produtividade é maior pela manhã!
Criar, estudar, gerenciar, produzir em geral... eu funciono melhor pela manhã, para meu organismo é melhor assim. Isso quer dizer que você tem de acordar às 3h para ser produtivo? Claro que não! Você tem de encontrar o melhor horário que seu cérebro e corpo mais se sentem dispostos para produzir.
2° eu empreendo e tenho minha família.
E o que uma coisa tem a ver com outra? É exatamente isso: na maioria dos casos são responsabilidades que não é possível conciliar. Mas isso é assunto para uma outra publicação...
Mas, como Empreendedor, preciso ter um momento do dia (todos os dias) para produzir, pois, a minha renda depende do resultado que produzo. E, se eu não produzir, não tenho renda. Se não tenho renda, minha família não tem sustento e aí o bicho pega.
Sendo assim, todo Empreendedor (assim como um Estudante, Trabalhador, Empresário e etc.) precisa ter um tempo para trabalhar, estar com a família, estudar, ter seu lazer e etc.
Bem, esse processo todo onde eu procurei entender quais eram minhas necessidades e o que precisava fazer para ser mais produtivo (e menos procrastinador), durou 40 dias.
E, se você quiser ver a diferença também no seu dia-a-dia de trabalho, sendo mais produtivo, sem deixar de lado as pessoas que você gosta e as atividades que curte fazer, faz uma coisa:
Anota aí os 5 Passos para criar bons hábitos que eu descobri em 40 dias de imersão comigo mesmo:
PASSO 1: Assimilar suas necessidades
É muito comum as pessoas colocarem as vontades antes de solucionar suas necessidades. Isso, a curto prazo é tranquilo de sustentar. Mas ao médio e longo prazo é insustentável!
Isso se deve ao fato de que não é possível você ser algo ou alguém, ter ou fazer algo que pule a etapa das suas necessidades básicas, em primeiro lugar.
Sendo assim, procure de início dar atenção a sua base primeiro, as suas necessidade primordiais como: alimento, sono, segurança, saúde física e mental...
E, só depois disso, ou seja, só depois de ter resolvido suas necessidades, vá a procura daquilo que você deseja!
PASSO 2: Planeje o que fazer para alcançar seus desejos
Importante destacar que "desejos" é tudo aquilo que você almeja deixar como legado para sua família e o mundo!
Pode parecer algo subjetivo e até utópico, mas não! Seus desejos diz respeito a tudo aquilo que o seu propósito de vida diz que você precisa realizar.
E, não tem problema nenhum caso você ainda não tenha um "proposito se vida", pois cada pessoa tem o seu tempo para achá-lo!
PASSO 3: Respeite o tempo de seu corpo e mente, para iniciar o processo de mudança
Não tem jeito, corpo e mente estão ligados, o tempo todo.
Se você almeja realizar coisas na sua mente, mas seu corpo ainda não se sente preparado para tal, vai dar ruim! Já diz o livro de Eclesiastes: "tudo tem um tempo para acontecer"
Respeitar o tempo de realização das etapas de cada processo é a cereja do bolo e o diferencial para qualquer estratégia dar certo. E sobre etapas fala o próximo passo.
PASSO 4: Mude por etapas
Provavelmente este seja o passo mais difícil (ou um dos mais difíceis) de se entender, haja vista que é o passo exclusivamente da categoria "operacional", no qual só as pessoas que põe em prática seus planejamentos irão se deparar com ele.
Mas, não precisa se preocupar com pensamentos como: "eu não vou conseguir", "não dar certo para mim", etc...
Lembre-se: você só irá aprender afazer algo fazendo! Portanto, vista sua "roupa" de execução e vá colocar em prática seu projeto ou ideia.
PASSO 5: Ter clareza da onde de fato se quer chegar
E para finalizar esta lista dos 5 passos para criar bons hábitos, temos agora o seu "gameplay", aquilo que você tem de visualizar para conseguir firmar os bons hábitos.
Ter em mente o propósito de todo esse esforço, de todo esse planejamento e principalmente, de todo sacrifício e abnegação que você irá fazer! Sim, porque de nada adianta você ter um belo de um planejamento de tudo aquilo que quer melhorar em você, ter um sistema de "hacks" de produtividade, ter uma disciplina e motivação de ferro... se não sabe o real motiva de fazer isso e onde se quer chegar!
Portanto, decida clara e conscientemente sobre onde e porque você quer "chegar lá" e lembre-se disso, todos os dias, ao acordar!
Agora é com você: faça um trato com você mesmo e transforme sua vida através de pequenas atitudes, pequenos gestos, pequenos hábitos!
Comece, hoje mesmo, colocando em prática pelo menos 1 desses 5 passos e veja seu dia-a-dia e, eventualmente, sua rotina diária ser transformada pelos bons (e muito provavelmente) novos hábitos que surgirão em sua vida!
Grande abraço e obrigado por ler!
Nenhum comentário:
Postar um comentário